TCESC inicia processo de validação de dados do IEGM
O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) começa no início de junho o processo de validação dos dados informados pelas 295 prefeituras catarinenses para o Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM) 2019. De 3 de junho a 26 de julho, técnicos do Tribunal verificarão as informações fornecidas pelas administrações de 30 municípios (Saiba mais) – documentos serão analisados e haverá pelo menos uma visita em unidades de saúde e de educação de cada uma dessas cidades.
“Além da checagem de dados, o processo consiste em entrevistas com secretários municipais, presidentes de conselhos e diretores das áreas da Saúde e Educação, além de cidadãos e usuários dos serviços públicos”, explica o presidente do TCE, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior. O trabalho específico de validação será sobre um conjunto de 15 questões, sendo sete referentes à área da Educação, sete da Saúde e uma do Planejamento.
“O que esperamos é que organismos de controle social, vereadores, imprensa, Ministério Público e cidadãos de municípios que não passarem pela checagem dos técnicos do TCE/SC tomem conhecimento das respostas e informações declaradas pelas suas prefeituras e eles próprios possam fazer as verificações de validação de situações que quiserem apurar. E que reportem o que acharem improcedente, impreciso ou incorreto ao próprio Tribunal e a outros organismos”, afirma o coordenador do IEGM (TCE/SC), Celso Guerini. A previsão de divulgação do índice é setembro.
Esta é a segunda etapa do IEGM. A primeira foi a coleta de informações entre os dias 1º e 30 de abril. Cada uma das prefeituras do Estado respondeu a 218 perguntas via questionário eletrônico das áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Planejamento, Responsabilidade Fiscal e Governança em Tecnologia e Informação. O IEGM é um indicador que mede a qualidade das políticas públicas e atividades dos municípios nas áreas citadas acima. Este será o quarto ano consecutivo que o TCE/SC realiza a pesquisa.
SAIBA MAIS: prefeituras que passarão pela validação dos dados.
Araquari
Balneário Camboriú
Bela Vista do Toldo
Braço do Norte
Braço do Trombudo
Campo Belo do Sul
Campos Novos
Capão Alto
Caxambu do Sul
Chapecó
Cocal do Sul
Concórdia
Dionísio Cerqueira
Frei Rogério
Irani
Irati
Major Gercino
Ouro
Pouso Redondo
Rancho Queimado
Rio dos Cedros
São Lourenço do Oeste
Saudades
Schroeder
Tigrinhos
Timbé do Sul
Timbó Grande
Treze de Maio
Treze Tilhas
Xanxerê
Fonte: ATRICON http://www.atricon.org.br/imprensa/noticias/tcesc-inicia-processo-de-validacao-de-dados-do-iegm/