Notícias

Ipsasb lança consulta pública sobre contabilidade de recursos naturais

Ipsasb lança consulta pública sobre contabilidade de recursos naturais

O International Public Sector Accounting Standards Board (Ipsasb, na sigla em inglês) divulgou o documento Consultation Paper (CP), Natural Resources, que trata do reconhecimento, da medição e da apresentação dos recursos naturais por entidades do setor público. Os comentários devem ser enviados até 17 de outubro de 2022, pelo link visit the IPSASB website.

 

O feedback das partes interessadas orientará o Ipsasb na determinação da abordagem para desenvolver um Projeto de Exposição sobre o tema que, por sua vez, dará forma a uma Ipsas final relacionada aos recursos naturais, que são geralmente entendidos como: luz solar, ar, água e terra, ou seja, elementos que existem sem as ações da humanidade. Eles representam uma proporção significativa dos recursos econômicos em muitas jurisdições. Entretanto, os governos frequentemente não dispõem de informações suficientes sobre o valor monetário dos recursos naturais e, como resultado, concedem direitos a esses recursos sem considerar a sustentabilidade financeira e ambiental, ou a equidade intergeracional.

 

Atualmente, não existe uma Norma Internacional de Contabilidade do Setor Público (IPSAS™) estrita sobre a contabilidade dos recursos naturais em seu estado original. O Ipsasb está agora tentando preencher esta lacuna. A primeira fase de seu trabalho concentra-se no relato financeiro de recursos tangíveis e naturais, incluindo recursos do subsolo, água e recursos vivos, que se encontram em seu estado natural. Este documento de consulta é o primeiro resultado do projeto e considera se os recursos naturais podem ser reconhecidos como ativos nas demonstrações financeiras de propósito geral ou se devem ser divulgados em relatórios financeiros mais amplos.

 

"A questão da contabilidade dos recursos naturais é importante para o setor público na maioria das jurisdições. O reconhecimento e a medição dos recursos naturais têm impacto não apenas nos relatórios financeiros, mas também potencialmente para muitos governos nas decisões políticas e na gestão financeira pública", disse Ian Carruthers, presidente do Ipsasb. "Esta consulta é o primeiro passo do Ipsasb no desenvolvimento de orientações para esta importante área".

 

Saiba mais aqui.

 

Fonte: site do Ipsasb.