Artigos e Séries Especiais

Encerramento do Exercício - Apresentação e pontos chave

Encerramento do Exercício - Apresentação e pontos chave

O balanço patrimonial é a cereja do bolo, o resultado final do trabalho de um ano todo para a contabilidade. É como o dia do show para um artista ou a entrega das chaves de uma casa para um construtor.

 

É a coroação de um árduo trabalho.

 

Outro fator importante para todo contador que se preze é ter um Balanço consistente, devidamente analisado e sem ressalvas. Enviado ao TCE e, posteriormente, retornar sem apontamentos.

 

Agora chegar à essa condição requer dedicação e técnica. Digo que a qualidade do seu balanço depende diretamente do tempo que você dedica à ele.

 

Depois de fechar centenas de balanços, em mais de uma década na contabilidade pública, eu desenvolvi um roteiro capaz de garantir balanços incríveis.

 

Você está prestes a aprender meu roteiro de sucesso para fechamento de balanços de alta qualidade.

 

De 2008 até 2018 eu fechei em média de 21 balanços por ano, todos na esfera Municipal, em 2014 eu cheguei ao meu recorde pessoal, fechando 33 balanços.

 

Com tanta informação em mãos e tamanha responsabilidade, desenvolvi uma técnica capaz de garantir produtividade, confiabilidade em cada etapa de análise, de conferência e de contabilização.

 

Ao deixar esse roteiro de lado você corre o risco de cair nos apontamentos do Tribunal, de ter um Balanço inconsistente e perder tempo depois defendendo as contas de sua Entidade.

 

Tudo isso por não ter claras as etapas e os princípios básicos de cada uma delas, garantindo um fechamento de balanços sem falhas.

 

Ensino isso e muito mais no e-book Guia Completo para Fechamento de Balanços Públicos Municipais (clique aqui para acessá-lo)

 

O roteiro, em resumo, segue esses 3 passos:

1 – Iniciando, visualizar seu balancete em recortes de pequenos grupos de contas e a solicitação das informações para a contabilização;

2 – Contabilizações feitas, conferir os saldos contra todos os relatórios levantados;

3 – Fechando, aplicar regras de integridade do PCASP e de cruzamento das Demonstrações Contábeis.

 

Ao seguir esses 3 passos você garantirá:

1 – Que todos os saldos contábeis foram 100% consistidos;

2 – Balanço Patrimonial que representa as informações recebidas;

3 – Integridade unitária e referencial dos Balanços (DCASP).

 

Preparei uma série especial com os principais pontos de cada passo, ao final você estará apto a fazer o fechamento do balanço de sua entidade, poderá até ganhar uma grana extra fechando alguns balanços.

 

Os artigos desta série especial são exclusivos para assinantes do site. Você pode adquirir o e-book onde ensino essas técnicas e muito mais clicando aqui