Auditor do TCMSP tem artigo selecionado para Congresso Internacional
O auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) Jorge de Carvalho teve seu artigo selecionado para participar da programação do XXV Congresso Internacional do CLAD (Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento).
O evento anual é considerado o encontro mais importante da Ibero-América para a apresentação e debate de experiências e pesquisas realizadas sobre a Reforma do Estado e da administração pública.
O artigo "Benefícios advindos de auditorias financeiras realizadas com fulcro na ISSAI 200 e demais normas aplicáveis, recepcionadas pela Intosai: a experiência do TCMSP" irá compor o painel “O aprimoramento da governança e de políticas públicas por meio da atuação de organismos de controle externo”. O Congresso será realizado entre os dias 24 e 27 de novembro, com transmissão ao vivo.
Em seu texto, Jorge de Carvalho destaca a relevância das auditorias financeiras no contexto do setor público, considerando que representam o alicerce para a concretização de uma das missões mais importantes dos Tribunais de Contas brasileiros, que é opinar sobre as prestações de contas apresentadas pelos governantes.
“Pontuo no artigo que as auditorias financeiras ainda estão em fase de implementação nos órgãos de controle do Brasil. As mais executadas são a operacional e a de conformidade. Daí ser alvissareira a iniciativa de algumas Cortes de Contas com tal tipo de auditoria, como o caso do TCMSP, que por meio da Coordenadoria I da Subsecretaria de Fiscalização e Controle desenvolve auditorias financeiras desde 2019”, avalia o auditor.
Jorge de Carvalho ressalta que o trabalho contribuiu sobremaneira na identificação de oportunidades de melhoria nas demonstrações contábeis das entidades auditadas. Explica que em alguns casos resultou, ainda, na correção de relevantes distorções, o que ampliou a capacidade das prestações de contas em gerar informações úteis para o acompanhamento social e também para a tomada de decisão pelos governantes, amparada por dados confiáveis.
Fonte: TCMSP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo)