Notícias

Auditoria Financeira no setor público é tema de nova edição do projeto Encontro com o Autor

Auditoria Financeira no setor público é tema de nova edição do projeto Encontro com o Autor

A Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ECG/TCE-RJ) promoveu, nesta quinta-feira (19/05), mais uma edição do projeto “Encontro com o Autor”. O evento recebeu o auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) Laércio Mendes Vieira para o lançamento do livro “Auditoria Contábil-Financeira no Setor Público”. 

Prestigiando o encontro realizado no auditório da ECG/TCE-RJ, estiveram presentes o secretário-geral de Controle Externo, Oseias Santana, e titular da Subsecretaria Controle de Contas e Gestão Fiscal (Sub-Contas), Diego Ramos da Silva. Responsável pelo discurso de abertura, ele destacou a importância do evento para a capacitação dos servidores.

“A implementação de auditorias financeiras é uma tendência que ocorre em todos os Tribunais e é uma conquista destas instituições. Precisamos nos aprofundar e buscar conhecimento para produzir bons trabalhos e trazer resultados à sociedade”, celebrou o subsecretário.

Em seguida, Láercio Mendes iniciou a apresentação de seu livro, expôs conceitos relativos aos diferentes tipos de auditoria e justificou o foco na auditoria financeira em sua obra.

 “Eu não encontrava nenhum livro sobre este tipo de auditoria focado no setor público. A grande maioria das obras disponíveis são voltadas ao setor privado, que obviamente não é um mundo dissociado do nosso, mas o setor público tem suas particularidades e eu queria ressaltá-las”, explicou o auditor federal.

Encontro com o Autor’ é um projeto que tem o objetivo de apresentar obras cujos temas são relevantes às competências  do TCE-RJ. A iniciativa proporciona aos autores a oportunidade para divulgarem e lançarem suas obras literárias para os servidores e para toda a sociedade. Os encontros são realizados de forma presencial, na sede da instituição, com transmissão ao vivo pelo canal da ECG no YouTube. 

 

FONTE : TCE RJ