Notícias

TCE-MT e Abin firmam parceria inédita para colaboração oficial entre os órgãos

TCE-MT e Abin firmam parceria inédita para colaboração oficial entre os órgãos

O Tribunal de Contas de Mato Grosso e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) assinaram nesta quinta-feira (05.04) um termo de cooperação inédito, que permitirá a colaboração oficial entre os dois órgãos. O documento foi assinado pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, e pelo superintendente da Abin em Mato Grosso, Fábio Cerávolo de Oliveira, na Presidência da Corte de Contas.

A parceria tem como objetivo capacitar os servidores do Tribunal de Contas que atuam na Secretaria de Informações Estratégicas (SIE) nas atividades de inteligência. Segundo o secretário da SIE, Victor Augusto Godoy, o treinamento deve ser estendido também aos auditores, já que algumas técnicas da Abin podem ser utilizadas na atividade de fiscalização, a exemplo das entrevistas, análise de vínculo e inteligência de fontes abertas.

O superintendente da Abin no Estado, Fábio Cerávolo de Oliveira, disse que a parceria beneficia tanto o Tribunal de Contas quanto a Abin, que trabalha com cooperação e considera relevantes as informações às quais o Tribunal de Contas tem acesso. Ele afirmou ainda que o termo de cooperação é importante porque permite a expansão da capacitação de inteligência para um Tribunal de Contas.

 
 

Fábio Cerávolo destacou que essa é a primeira parceria oficial de colaboração da Abin com um Tribunal de Contas estadual, e que a iniciativa já gerou expectativa de outros tribunais, que procuraram o órgão federal manifestando interesse em estabelecer parceria nos mesmos termos do TCE-MT.

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Domingos Neto, ressaltou que as parcerias que vêm sendo estabelecidas na atual gestão com outros tribunais, órgãos de controle externo ou agências, como a Abin, fortalecem a atuação do Tribunal de Contas e de todas as instituições, e têm como objetivo melhorar a qualidade do serviço público e a correta aplicação dos recursos.

 

Fonte: Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCEMT)