Notícias

Divulgado cronograma de implantação do eSocial, Municípios têm até dia 21 de julho para se cadastrar

Divulgado cronograma de implantação do eSocial, Municípios têm até dia 21 de julho para se cadastrar

O cronograma de implantação do Sistema Simplificado de Escrituração Digital de Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais (eSocial) foi disponibilizado com a publicação de uma portaria conjunta nesta sexta-feira, 2 de julho. A publicação no Diário Oficial da União (DOU) foi feita pelas Secretarias Especial de Previdência e Trabalho; da Receita Federal do Brasil e do Ministério da Economia.

 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que a medida atende parcialmente ao pleito da entidade que pediu o adiamento da fase que cabia aos Entes locais. Desta forma, os Municípios terão agora até dia 21 de julho para implementar o Sistema.

 

A Portaria SEPRT/RFB/ME 71/2021 destaca ainda que a prestação das informações por meio do eSocial nos termos da Portaria Conjunta ou de outros atos específicos substitui a apresentação das mesmas informações por outros meios. Os prazos de implantação do eSocial estão consolidados no Anexo Único da Portaria Conjunta. O texto revoga a Portaria Conjunta SEPRT/RFB 76/020, publicada no DOU de 23 de outubro de 2020.

 

A CNM alerta que para garantir a implantação da primeira fase, a qual serão obrigados o envio das tabelas cadastrais (S-1000 a S-1080 do lay out do E-Social), os Municípios devem verificar a adequação das informações de pessoal. A medida é importante para garantir a capacitação aos servidores que atuarão diretamente com a interface do sistema. As tabelas iniciais possuem grande importância pois servirão de base para os demais eventos seguintes de implantação do eSocial .

 

Além disso, o eSocial exigirá o envio de informações de diversos setores do Município tais como Jurídico, Contabilidade, Contratos, Departamento Pessoal, entre outros. Por isso, é fundamental que haja integração das áreas envolvidas de modo a permitir o envio oportuno e sem erros dos arquivos.

 

A Primeira fase para os Municipios contemplará os seguintes eventos :

S-1000 - Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público
S-1005 - Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos
S-1010 - Tabela de Rubricas*
S-1020 - Tabela de Lotações Tributárias
S-1030 - Tabela de Cargos/Empregos Públicos
S-1040 - Tabela de Funções e Cargos em Comissão
S-1050 - Tabela de Horários/Turnos de Trabalho
S-1070 - Tabela de Processos Administrativos/Judiciais
S-1080 - Tabela de Operadores Portuários
* O prazo final para o envio da tabela do evento S-1010 é até o inicio da terceira fase de implementação.

 

A portaria alterou também as datas de início das fases seguintes.

 

A CNM realizou no dia 30 de abril deste ano Roda de Conhecimento com a presença de representantes da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho onde foram debatidos tópicos da implantação do eSocial para os órgãos públicos.

 

https://www.youtube.com/embed/Vn5yV9HwLds


Confira a Portaria na íntegra.
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-conjunta-seprt/rfb/me-n-71-de-29-de-junho-de-2021-329487308

Mais informações
https://www.gov.br/esocial/pt-br

Da Agência CNM de Notícias http://www.li.cnm.org.br/r/UyBixv

 

Fonte: CNM - https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/divulgado-cronograma-de-implantacao-do-esocial-municipios-tem-ate-dia-21-de-julho-para-se-cadastrar