Notícias

CRCSP homenageia Dia Internacional da Mulher com dois painéis do Universo Contábil com Elas

CRCSP homenageia Dia Internacional da Mulher com dois painéis do Universo Contábil com Elas

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, e transmitido pelo canal do Conselho no YouTube, o CRCSP, por meio da Comissão CRCSP Mulher, realizou o evento “Universo Contábil com Elas”, com a apresentação de dois painéis, no dia 8 de março de 2022.

 

Moderado pela coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, Rosângela Maria da Costa Menezes, participaram como convidadas a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Flávia Augusto, a vice-presidente Administrativa da Aescon-SP, Inez Lemos Lopes, a diretora Regional do Sescon-SP em Porto Ferreira, Vilma Rosângela Sartori Bento da Fonseca e a delegada representante do CRCSP em São José dos Campos, Vera Lúcia dos Santos.

 

O painel “Desenvolvendo Competências (Soft Skill) para uma Carreira de Sucesso” teve a apresentação da psicóloga e mestre em Administração, Gestão de Pessoas e Organizações, Maria de Lourdes Zamora Damião.

 

Maria de Lourdes explicou que soft skills são as competências socioemocionais de cada pessoa, as habilidades que permitem que as emoções sejam gerenciadas, atinjam metas e objetivos, solucionem problemas, mantenham relações sociais e tomem decisões responsáveis. As soft skillssão muito valorizadas pelo mercado de trabalho.

 

As soft skillsnão estão relacionadas às competências técnicas. Neste caso, elas recebem outro nome: hard skills.

 

A painelista também listou as principais soft skills: assertividade, comunicação, relacionamento interpessoal, espírito de equipe, colaboração, gestão de tempo, liderança, persuasão, resiliência, criatividade, pensamento crítico, visão estratégica, positividade, resolução de problemas, empatia, inteligência emocional, proatividade, adaptabilidade.

 

“Isso não quer dizer que você só deve dar atenção às soft skills”, disse Maria de Lourdes. “Para termos sucesso precisamos também de competências técnicas, as hard stills”.

 

ISS

 

O segundo painel, “ISS: o Destino do Cadastro de Empresas de Fora do Município Depois da Declaração de Inconstitucionalidade”, foi apresentado pela advogada, doutoranda em Direito Fiscal, Cláudia Marchetti da Silva, coautora do livro Mulheres – quais são os seus direitos.

 

A painelista lembrou que o Imposto sobre Serviços (ISS) é um tributo previsto na Constituição e normatizado pela Lei Complementar n.º 116/2003. Segundo a Constituição, cada município pode instituir alguns tributos, caso do ISS.

 

Cláudia explicou que o tributo é recolhido no município onde estiver o estabelecimento ou o domicílio do prestador. Com duas exceções: no local do tomador ou onde é prestado o serviço.

 

Como a alíquota do ISS varia de 2% a 5%, municípios vizinhos de grandes centros começaram a atrair empresas com alíquotas de 2%. Por isso, o município de São Paulo passou a exigir o Cadastro de Prestador de Outro Município (CPOM).

 

Criou-se uma grande polêmica em torno dessa exigência e, em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade dos cadastros de empresas sediadas em outros municípios. No entanto, a Prefeitura de São Paulo continua exigindo a inscrição dos prestadores de serviço, sob pena de retenção do imposto sobre serviços (ISS).

 

A painelista Cláudia deu a dica: “cadastro não muda local de recolhimento e o tributo deve ser pago de acordo com a Lei Complementar n.º 116/2003”.

 

Especial Mulher

 

O CRCSP, por meio da Comissão CRCSP Mulher, tem uma programação especial para o mês de março dedicada a todos os gêneros. Serão diversos temas como auditoria, tributária, trabalhista e perícia.