Notícias

CNM e Atricon traçam estratégias para Contabilidade Municipal

CNM e Atricon traçam estratégias para Contabilidade Municipal

Traçar estratégias para promover melhorias na contabilidade municipal. Com esse objetivo, representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) estiveram reunidos com representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) na sede do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF) nesta segunda-feira, 18 de março.

Pela Atricon, o conselheiro Renato Rainha e o diretor de planejamento Luiz Genésio são os interlocutores da articulação que está sendo construída com a CNM. O trabalho teve início com o termo de cooperação técnica e deve avançar para um plano de ação conjunta já nos próximos dias.

Durante encontro, o diretor-executivo da CNM, Gustavo Cezário, e o técnico da área de Contabilidade, Marcus Cunha, reforçaram as pautas prioritárias dos Municípios que envolvem a prestação de contas e a fiscalização. Entre elas, a implantação da Matriz de Saldos Contábeis aos Municípios, a criação do Conselho de Gestão Fiscal e, por último, uma estratégia de plano de ação conjunta para capacitação de servidores públicos municipais em todo o Brasil.

Renato Rainha reiterou a preocupação da Atricon com os temas abordados e assumiu compromisso em dar seguimento aos temas em questão. No próximo dia 8 de abril, uma reunião na sede da CNM deve definir as ações conjuntas nos temas propostos com demais representantes para debaterem as melhores soluções.

 

XXII Marcha
Na oportunidade, Cezário entregou o convite da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios para o conselheiro da Atricon. Entre outras pautas, a ideia é buscar junto com a Associação soluções para o federalismo no país, sob a ótica da construção integrada entre fiscalizado e fiscalizador, além de alinhar entendimentos de temas polêmicos que vem sendo alvo de discussões entre Tribunais e Municípios.   

 

Da Agência CNM de Notícias 
Foto: TCDF